Apresentação de Trabalhos

- Os trabalhos a serem apresentados serão divididos em três categorias:

DP - Docentes, Pesquisadores e Pós-docs

PG – Alunos de Especialização, Mestrado e Doutorado

IC – Alunos de Iniciação Científica

Nas categorias DP e PG, somente serão aceitos resumos apresentando resultados de trabalhos de pesquisa científica. Já na categoria IC serão aceitos trabalhos de pesquisa ou revisão de literatura.


- Os resumos enviados para avaliação deveram ser estruturados, com um máximo de 300 palavras, contendo os seguintes tópicos: Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Estas palavras deverão aparecer no resumo e não precisam necessariamente iniciar linhas.


- Os painéis deverão ser estruturados e conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. O painél deverá conter o mínimo de texto, apresentando, sempre que possível, ilustrações, esquemas, gráficos e tabelas. O painél deverá ser formatado com 90 cm de largura por 1,20 m de altura e deverá apresentar, se aplicável, o número de aprovação do comitê de ética em pesquisa e os logos dos órgãos de fomento, com número do processo, que apoiaram a pesquisa.


Modelo. Os painéis deverão seguir este modelo, sendo que cores, posição dos tópicos e disposição de esquemas, figuras, etc. ficam por conta do apresentador.


- Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em um tempo máximo de 5 minutos, seguida pela arguição pela comissão examinadora por um tempo máximo de 5 minutos. Caso este tempo seja ultrapassado, o apresentador será gentilmente solicitado a finalizar sua apresentação.


- Os seguintes critérios serão utilizados pelas comissões julgadoras para avaliação dos painéis: originalidade e relevância do tema, apresentação do painél, nível de conhecimento e argumentação oral do apresentador.


Download do Modelo de Apresentação