Pontos Turísticos

  • Casa de José de Alencar

    casa-de-jose-de-alencar

    Situada no Sítio Alagadiço Novo, a casa onde nasceu o escritor José de Alencar foi adquirida, em 1825, por José Martiniano de Alencar, pai do escritor. A Casa de José de Alencar (CJA) fica no bairro de Messejana, em terreno situado às margens da Av. Washington Soares, e é uma instituição cultural tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional mantida pela Universidade Federal do Ceará. A CJA mantém a sua construção original simples, com piso em tijoleira, paredes de tijolo e cal, telha vã, um nível, telhado em quatro águas e utiliza a madeira de carnaúba (que é a árvore símbolo do Ceará) para os caibros. Na CJA, o visitante pode aprender sobre a obra do escritor, em especial a história do livro Iracema contada por imagens, e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros. Nesse local, existem as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante. A visitação é gratuita. Horários de Funcionamento: Segunda à sexta: 08:00 às 17:00h Sábado: 09:00 às 12:00h


    ↪ Veja mais sobre Casa de José de Alencar
  • Centro Cultural Dragão Mar

    centro-cultural-dragao-mar

    Inaugurado em 1998, com 30 mil m2, seu nome é uma homenagem ao Jangadeiro Francisco José do Nascimento, líder do movimento que interrompeu o fluxo de escravos no Porto de Fortaleza, mais conhecido como “Dragão do Mar”. Possui diversas atrações, tais como: o Memorial da Cultura Cearense, onde acontecem exposições de curta duração, ensaios antropológicos e a arte espontânea de mestres, geralmente, autodidatas o Museu do Vaqueiro, que reune objetos, fotografias, música original e filme retratando o difícil modo de vida do Vaqueiro o Museu de Arte Contemporânea, que guarda obras que formam a Pinacoteca do Estado e o acervo do pintor Antonio Bandeira, além de exposições temporárias o Teatro Dragão do Mar, com capacidade para 250 pessoas o Anfiteatro Sergio Mota, um local para shows com 800 lugares Oficina de Arte – espaço para oficinas e cursos e Planetário Rubens de Azevedo , com capacidade para 100 pessoas, com moderno equipamento que reproduz com fidelidade e simula os mais variados fenômenos astronômicos. No Centro Cultural, o turista encontra ainda salas de cinema, auditório, atelier, salas de aula, livraria, café, restaurantes e uma loja de artesanato da CEART (Central de Artesanato do Ceará).


    Horários de funcionamento: segunda à quinta: 8:00 às 22:00h sexta a domingo: 8:00 às 23:00 h


    ↪ Veja mais sobre Centro Cultural Dragão Mar
  • Lagoa do Colosso

    lagoa-do-colosso

    Localizada no Bairro Edson Queiroz, merece destaque a área esportiva, palco de renomados campeonatos nacionais de Wakeboard, o que contribuiu para tornar o Ceará um dos principais cenários de wake no país. Stand Up Paddle e suas variações, como o SUP Yoga e SUP Pilates, também são praticados na Lagoa. Dispõe de um restaurante e lounge bar, o Colosso Lake Lounge, cujo menu possui influência da gastronomia mediterrânea, com toques orientais, e onde é opssível desfrutar de um maravilhoso pôr do sol. No lounge, são servidos petiscos e drinks diversos em um astral “chill-out”,l que é sinônimo de animação, onde são realizadas festas temáticas, ao som de músicas que transitam entre o jazz, samba, sertanejo e a música eletrônica.


    Horários de Funcionamento: Quarta à sexta: 12:00 às 00:00h Sábado e domingo: 08:00 às 00:00h


    ↪ Veja mais sobre Lagoa do Colosso
  • Mercado Central de Fortaleza

    mercado-central-de-fortaleza

    O Mercado Central de Fortaleza possui mais de 200 anos de história e, desde 1998, foi transferido para o prédio onde se encontra atualmente, sendo conhecido como o novo Mercado Central. Localizado no centro de Fortaleza, ao lado da Catedral Metropilitana, tem ampla estrutura, dividida em quatro pavimentos, onde estão distribuídos 553 boxes, que comercializam diversos produtos artesanais típicos do Ceará. No Mercado central, o turista encontra: artigos em renda de bilro, renascença, labirinto, filé, richelieu, bordados em roupas de cama e mesa, além de peças do vestuário artigos em couro, como bolsas, sandálias e cintos artigos em palha, como bolsas, esteiras e chapéus souvenirs diversos, bijuterias, redes de dormir, artigos para decoração, entre outros. Dentre os vários produtos regionais que encantam o paladar dos visitantes merecem destaque: a típica castanha de caju, rapadura, cachaça, licores e doces típicos, como “quebra-queixo” e “colchão de noiva”.


    Horários de Funcionamento: Segunda à sexta: 08:00 às 18:00h Sábado: 08:00 às 17:00h Domingo: 08:00 às 13:00h


    ↪ Veja mais sobre Mercado Central de Fortaleza
  • Mercado dos Peixes

    mercado-dos-peixes

    O Mercado dos Peixes localiza-se no final da Av. Beira Mar, na Praia do Mucuripe. Atualmente, funciona em uma estrutura que foi recentemente ampliada e modernizada, contando com 45 boxes para venda de peixes, camarões, mariscos e outros frutos do mar, além de 4 boxes para fritura, onde é possível solicitar o preparo dos produtos adquiridos no mercado, e degustá-los com uma cerveja bem gelada, sob o pôr do sol sem igual da Beira Mar de Fortaleza. É nesse Mercado que muitos jangadeiros vendem os frutos do mar que chegam frescos durante todo o dia. Quem aprecia essas iguarias não pode deixar de passar lá.


    ↪ Veja mais sobre Mercado dos Peixes
  • Parque Ecológico do Rio Cocó

    parque-ecologico-do-rio-coco

    Considerado um dos maiores parques em área urbana da América do Sul, o Parque Ecológico do Rio Cocó situa-se em Fortaleza, e tem cerca de 446 hectares preservados. É cortado pelo Rio Cocó, maior curso de água na área urbana da capital, com 45 quilômetros de extensão. O manguezal do rio Cocó abriga várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos, que compõem cadeias alimentares com ambientes propícios para reprodução, desova e crescimento. Nos limites do Parque, é possível fazer um passeio de barco pelo Rio, e apreciar toda a beleza da sua fauna e flora. Sua infraestrutura de lazer compreende quadras esportivas, pistas de cooper, anfiteatro e lanchonetes. Percorrer as trilhas ecológicas do Parque é também uma boa opção.


    ↪ Veja mais sobre Parque Ecológico do Rio Cocó
  • Porto das Dunas/Beach Park

    porto-das-dunas-beach-park

    A Praia do Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 26 quilômetros de Fortaleza, é sinônimo de descanso e também de diversão para toda a família. É lá que se encontra o complexo turístico Beach Park, maior parque aquático da América Latina. A praia tem belas mansões, pousadas e hotéis, que oferecem um serviço de categoria internacional. Quem vai a essa praia, pode desfrutar de serviços de bar, restaurante, além de equipamentos e veículos para práticas de esportes de aventura.


    ↪ Veja mais sobre Porto das Dunas/Beach Park
  • Praia da Lagoinha

    praia-da-lagoinha

    Localizada no município de Paraipaba, litoral oeste, a praia da Lagoinha é famosa pelas formações de dunas alaranjadas e coqueiros, que compõem um dos mais famosos cartões-postais do Ceará.

    Um penhasco de 50 metros de altura serve de mirante natural para contemplar a bela paisagem. Abriga um núcleo de pescadores em seu platô, e abaixo, um ancoradouro em meio à densa vegetação e coqueiral das grandes barrancas vermelhas na direção oeste, fica a Lagoa das Almécegas, de água límpida e doce, ideal para quem está de passagem e quer “tirar o sal” antes de seguir viagem. Outros atrativos da área são as bicas (nascentes) na Ponta Aguda, possibilitando banho de água doce em meio às rochas existentes.


    ↪ Veja mais sobre Praia da Lagoinha
  • Praia de Canoa Quebrada

    praia-de-canoa-quebrada

    Considerada um dos principais destinos turísticos do Ceará, a praia de Canoa Quebrada fica a 157 Km de Fortaleza, e pertence ao município de Aracati. Apreciar as belas falésias, as jangadas ao mar e passear de buggy sobre as dunas são os principais atrativos durante o dia. À noite, pessoas de diversas nacionalidades se encontram para curtir uma boa música e desfrutar da excelente culinária oferecida pelos bares e restaurantes localizados na rua principal do lugarejo: a Broadway.


    ↪ Veja mais sobre Praia de Canoa Quebrada
  • Praia de Iracema

    praia-de-iracema

    Famosa por ser predileta do poetas e intelectuais, a praia de Iracema retrata a boemia da cidade. Apesar do nome, não é exatamente uma praia, e sim, um bairro, junto ao mar, que conta com a maior concentração de bares e restaurantes da cidade. É lá que fica um dos mais belos cartões postais de Fortaleza: a Ponte dos Ingleses, construída em 1923, de onde se pode apreciar o mais belo “pôr do sol” da cidade.


    ↪ Veja mais sobre Praia de Iracema
  • Praia de Jericoacoara

    praia-de-jericoacoara

    Situada a 310 Km a oeste de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente chamada, está entre as mais belas praias do país. Repleta de dunas, coqueirais e mar incrivelmente azul, a vila de Jericoacoara ainda conserva o encanto de uma aldeia de pescadores. Vale a pena conhecer as formações rochosas esculpidas naturalmente pelas águas e pelo vento, como a famosa “Pedra Furada”, e assistir ao pôr-do-sol sobre uma duna com cerca de 30 m, conhecida como “duna pôr do sol”. À noite, o turista pode se deliciar com as deliciosas iguarias à base de peixes e frutos do mar nos restaurantes locais, para depois curtir um autêntico forró nos bares da vila.

    Os ventos de Jericoacoara proporcionam aos amantes dos esportes náuticos a oportunidade de velejar e praticar o Kitesurf.


    ↪ Veja mais sobre Praia de Jericoacoara
  • Praia de Morro Branco

    praia-de-morro-branco

    Localizada no litoral leste, a praia do Morro Branco (município de Beberibe) exerce grande atrativo por apresentar rara beleza paisagística, com a ocorrência de falésias, ainda sujeitas à ação do mar. Fontes de água doce, localmente chamadas de bicas, proporcionam agradáveis banhos aos visitantes. O Monumento Natural das Falésias, importante e rara formação geológica, com 32 ha, é uma área de preservação ambiental. Das falésias se extrai a areia colorida, matéria prima para um dos mais famosos produtos do artesanato cearense: as garrafinhas de areia colorida.


    ↪ Veja mais sobre Praia de Morro Branco
  • Praia do Cumbuco

    praia-do-cumbuco

    Com uma boa rede hoteleira e mansões de veraneio, a praia do cumbuco se destaca pela oferta de passeios de buggies na praia e nas dunas, e passeios de jangada no mar. Na vila, originalmente ocupada pelos pescadores, encontram-se bons restaurantes, especialmente de culinária internacional, devido à presença marcante de estrangeiros que estão investindo no turismo do município. Pode-se encontrar também várias escolas de Kit Surf, esporte muito praticado nessa praia. Diariamente, desembarcam ônibus e vans trazendo turistas para passar o dia e usufruir dos passeios de buggy, que podem ser “com ou sem emoção”.


    ↪ Veja mais sobre Praia do Cumbuco
  • Praia do Futuro

    praia-do-futuro

    Com uma larga faixa de oito quilômetros de areia branca, a Praia do Futuro é a praia urbana preferida para banho de mar, entre os banhistas de Fortaleza e turistas. A praia conta ainda com uma exemplar infraestrutura de barracas de praia. As maiores oferecem uma estrutura comparável a hotéis, com piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. Os fortes ventos provocam ondas mais altas, adequadas para a prática de surf e windsurfe.


    ↪ Veja mais sobre Praia do Futuro
  • Praia do Meireles

    praia-do-meireles

    Meireles é o trecho de praia situada ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes e serviços turísticos, como passeios pela cidade e pelo litoral. Na Feirinha, vendem-se bijuterias, souvenirs, roupas, redes, toalhas de crochê, produtos da culinária regional, entre outros. Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar, com acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada, como para um almoço ou jantar à beira-mar.


    ↪ Veja mais sobre Praia do Meireles