Programação

55º Encontro do GBMD

Data Horário Atividade
22/07 09:00 – 09:20 Acolhida e abertura do Encontro dos PPGs-RS em Odontologia
09:20 – 10:40 altair-antoninha-del-bel-curyRecentes informações da Capes
Profa Dra Altair A Del Bel Cury (FOP/UNICAMP e coordenadora da área de Odontologia da Capes)
10:40 – 11:00 Coffee-break
11:00 – 12:00 Conversa com Altair
12:00 – 14:00 Almoço
14:00 – 17:00 Coordenadores dos PPGs-RS
18:00 – 18:30 Abertura oficial do 55º GBMD
18:30 – 20:00 prof-dr-carmem-s-pfeiferCurso 1 - Alternativas à química convencional de polímeros para materiais restauradores
Carmem Pfeifer (Oregon Health & Science University, USA)
A grande maioria dos materiais restauradores utilizados em Odontologia atualmente ainda é baseada em metacrilatos. Embora com grandes vantagens, esses materiais ainda são susceptíveis à degradação pela ação da saliva e do biofilme oral e esses fatores, aliados à tensão de polimerização desenvolvida na interface adesiva, levam à significativa redução da vida útil de restaurações adesivas. Nessa palestra, serão apresentados resultados com oligômeros e monômeros alternativos, além de materiais com ação antimicrobiana, desenvolvidos num esforço para diminuir a degradação da matriz polimérica no ambiente oral.
20:00 Coquetel de abertura
23/07 08:30 – 09:45 dr-yu-zhangCurso 2 - Dental ceramics: from material selection to clinical applications
Yu Zhang (New York University, USA)
This presentation provides a survey of the development of dental ceramics. It aims to understand the rationale behind the development and clinical indications of each class of ceramic materials. It also highlights the complex mechanisms of long-term failure in relation to routine laboratory test data. The key to successful ceramic restorations rests on material selection, manufacturing technique, and restoration design.
09:45 – 10:30 Coffee-break, exposição comercial e sessão de painéis 1
10:30 – 11:45 prof-dr-marcia-borbaCurso 3 - Estudos de fadiga e desgaste para prever a falha clínica de restaurações cerâmica
Márcia Borba (UPF)
O meio oral é extremamente agressivo e pode resultar no insucesso do tratamento reabilitador protético, tanto por complicações biológicas como técnicas. Portanto, essa palestra pretende descrever o comportamento de cerâmicas odontológicas utilizando métodos que simulam mais fielmente a condição oral, para que os cirurgiões-dentistas possam compreender e prevenir as falhas. Ênfase especial será dada para os ensaios de fadiga e desgaste, bem como para a caracterização da tolerância à danos dos materiais.
11:45 – 12:00 Discussão com os dois palestrantes dos cursos 2 e 3
13:30 – 15:00 dr-fabricio-ogliariCurso 4 - Novos materiais para manufatura aditiva: Impressão 3D
Fabrício Ogliari (UFPel)
Será abordado durante a exposição, os avanços atuais e novas possibilidades em biomateriais para manufatura aditiva – impressão 3D – e seus potenciais de aplicação na área odontológica.
15:00 – 16:00 Coffee-break, exposição comercial e sessão de painéis 2
16:00 – 17:30 Abrindo o jogo: onde está a inovação
Apresentação de alunos com trabalhos de inovação destacados pelos PPGs.
24/07 08:30 – 09:45 prof-dr-luis-felipe-jochims-schneiderCurso 5 - Resinas compostas: educação, pesquisa e práticas clínicas
Luis Felipe Jochims Schneider (UFF)
Marco importante na evolução da odontologia, a resina composta foi, e ainda é, tema de extenso debate e de incontáveis publicações. Apesar do constante desenvolvimento de novos produtos, uma breve busca por informações de qualidade sugere que pouco têm sido feito em termos educacionais para a melhora de práticas clínicas cotidianas. Assim, a presente palestra objetiva (1) despertar o questionamento crítico sobre o tema entre discentes, docentes, clínicos e pesquisadores; e (2) estimular atitudes e ações de ensino voltadas ao aperfeiçoamento da educação e das práticas clínicas.
09:45 – 10:30 Coffee-break, exposição comercial e sessão de painéis 3
10:30 – 11:45 prof-dr-marcelo-gianniniCurso 6 - Mecanismo de adesão em cimentação adesiva
Marcelo Giannini (Unicamp)
A variedade de tipos de peças protéticas e dos formatos dos preparos cavitários indiretos exigem diferentes técnicas de cimentações. Essas técnicas e os sistemas de cimentação tem evoluído em função do desenvolvimento dos materiais protéticos.
11:45 – 12:00 Discussão com os dois palestrantes dos cursos 5 e 6
13:30 – 15:00 dr-maria-del-mar-perezCurso 7 - Recent advances in color and optical properties evaluations in dentistry
Maria del Mar (Universidad de Granada, Spain)
The application of color science in dentistry has allowed the precise description of tooth color and whiteness. Recent psychophysical studies have reported new visual thresholds and whiteness indexes, which can serve as quality control tools to guide the selection of esthetic dental materials, evaluate clinical performance, and interpret visual and instrumental findings in clinical dentistry, dental research, and subsequent standardization.
15:00 – 16:00 Coffee-break, exposição comercial e sessão de painéis 4
16:00 – 17:00 Assembléia Geral do GBMD
19:30 JANTAR com premiação de trabalhos (posters). Música banda
25/07 08:30 – 09:45 prof-dr-alessandra-reisCurso 8 - Importância da pesquisa clínica em Materiais Dentários
Alessandra Reis – pesquisa clínica (UFPG)
Será abordado na palestra a hierarquia da evidência para recomendações clínicas e da necessidade de se confirmar achados laboratoriais de estudos realizados com materiais dentários empregando ensaios clínicos randomizados ou na impossibilidade desta escolha de estudos clínicos observacionais. Para demonstrar essa necessidade será apresentado controvérsias entre estudos laboratoriais e sua relevância quando avaliados em ensaios clínicos randomizados.
09:45 – 10:15 Coffee-break e exposição comercial
10:15 – 11:30 prof-dr-maximiliano-s-cenciCurso 9 - A importância do networking para pesquisa em odontologia
Maximiliano Cenci (UFPel)
Networking (redes de contato e trabalho), como forma de organizar os processos de produção, estão se tornando uma característica dominante. As redes de pesquisa, como um mecanismo organizacional para vincular cientistas e instituições que estão comprometidas em compartilhar informações e trabalhar juntas, são cada vez mais importantes como instrumento político para melhorar a produção de pesquisas de alta qualidade. Pesquisas produzidas por redes bem estruturadas têm maior número de citações e, provavelmente, são melhor contextualizadas para produzir impacto direto na ciência e na sociedade. A palestra abordará alguns aspectos e especificidades dos benefícios e limitações do uso de redes para a produção de pesquisas em Odontologia, utilizando como referência resultados de redes regionais, nacionais e internacionais e seus impactos.
11:30 – 12:00 Discussão com os dois palestrantes dos cursos 8 e 9
13:30 – 15:00 prof-dr-jacques-eduardo-norCurso 10 - Engenharia de Tecidos em Odontologia
Jacques E. Nör (University of Michigan, USA)
O desenvolvimento de materiais para restauração de tecidos dentais tem norteado a disciplina de materiais dentários desde o início do século XX. Mais recentemente, o paradigma da pesquisa nesta área tem sido cada vez mais enfocado no conceito de regeneração da estrutura dental através de engenharia de tecidos. Nesta palestra, nós vamos discutir o papel da disciplina de matérias dentários no desenvolvimento de estratégias para regeneração dental.
15:30 Encerramento